O curso Básico de Música tem a duração de 5 anos (1.º, 2.º, 3.º, 4.º e 5.º graus) e proporciona aos alunos as primeiras competências musicais e de domínio de um instrumento musical.
Os alunos podem frequentar o curso Básico de Música em Regime Supletivo ou Regime Articulado.
Neste regime existe uma articulação pedagógica e logística entre o Conservatório e a escola do ensino regular. O plano curricular do aluno integra as disciplinas de componente geral e da componente vocacional de música.
Este curso destina-se a alunos que frequentem simultaneamente o 5.º ano de escolaridade, caso frequentem o 6.º, 7.º, 8.º ou 9.º ano de escolaridade ficam sujeitos a uma prova de admissão de conhecimentos a fim de ficarem admitidos no grau do curso Básico de Música correspondente ao ano de escolaridade.
O aluno fica sujeito à estrutura e funcionamento dos cursos, segundo as diretivas estabelecidas pelo Ministério de Educação.
A frequência do curso é gratuita para os alunos do Regime Articulado que se encontrem abrangidos por Contrato de Patrocínio (apoio financeiro concedido pelo Ministério de Educação).
No Ensino Especializado da Música em Regime Supletivo não existe articulação com a escola de ensino regular. O plano de estudos é o mesmo do ensino articulado.
A frequência do Curso Básico de Música em regime supletivo poderá ser comparticipada por Contrato de Patrocínio (apoio financeiro concedido pelo Ministério de Educação), mediante o número de vagas apuradas através de Provas de Seleção.
Disciplinas:
A escolha do instrumento encontra-se dependente das vagas existentes. Os instrumentos lecionados no Conservatório Regional de Música de Gaia são:
O Encarregado de Educação do aluno deverá apresenta a sua candidatura durante o período de Inscrições estipulado anualmente pelo Conservatório Regional de Gaia acompanhando-se da seguinte documentação:
O Conservatório Regional de Gaia realiza anualmente Ateliers Instrumentais que pretendem facultar às crianças e jovens a possibilidade de vivenciar a Música através de atividades lúdicas e do contato direto com os diversos instrumentos musicais, de forma a permitir uma escolha mais consciente e esclarecida por parte dos alunos.