Informação
O curso de Iniciação Musical destina-se a alunos que frequentem o 1.º ciclo do Ensino Básico.
A frequência dos Cursos de Iniciação Musical em regime supletivo é comparticipada, mediante o número de vagas apuradas através de Provas de Seleção.
Objetivos Gerais:
- Incutir o gosto pela música;
- Desenvolver sensibilidade musical;
- Desenvolver coordenação motora;
- Fomentar a criação de novos públicos;
- Trabalhar música a solo, e em conjunto;
- Preparar os alunos para uma carreira na música;
- Fomentar a comunicação e a socialização – ser social.
Plano de Estudos
- Iniciação Musical;
- Classe de Conjunto (Coro Infantil);
- Instrumento.
A escolha do instrumento encontra-se dependente das vagas existentes. Os instrumentos lecionados no Conservatório Regional de Gaia são:
- Clarinete
- Contrabaixo
- Flauta
- Flauta de bisel
- Harpa
- Oboé
- Órgão
- Percussão
- Piano
- Trombone
- Trompa
- Trompete
- Tuba
- Guitarra Clássica
- Violino
- Violoncelo
- Violeta
- Saxofone
Perfil de competências de um aluno que termina o curso de Iniciação Musical
- Está apto, técnica e musicalmente, a fazer prova de acesso a qualquer curso básico de música;
- Está motivado a prosseguir os estudos;
- Está apto a desenvolver a leitura e a escrita musical, tendo feito muito trabalho sensorial;
- Tem uma boa relação física com o instrumento, nomeadamente no que concerne à postura corporal;
- Compreende o funcionamento físico do instrumento;
- Tocou peças elementares de vários estilos e épocas;
- Tem capacidade de memorização que lhe permite tocar de cor;
- Já fez música de conjunto;
- Adquiriu hábitos de estudo regulares;
- Apresentou-se regularmente em público.
Acesso e ingresso
O encarregado de educação do aluno deverá apresenta a sua candidatura durante o período de Inscrições estipulado anualmente pelo Conservatório Regional de Gaia acompanhando-se da seguinte documentação:
- Impresso (fornecidos no ato de Inscrição);
- 3 Fotos;
- Boletim de Vacinas;
- Cartão de Cidadão.
O Conservatório Regional de Gaia realiza anualmente Ateliers Instrumentais que pretendem facultar às crianças e jovens a possibilidade de vivenciar a Música através de atividades lúdicas e do contato direto com os diversos instrumentos musicais, de forma a permitir uma escolha mais consciente e esclarecida por parte dos alunos.